segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Lady Gaga e outros famosos comemoram a liberação de gays no exército


O sábado (18) foi marcado por festas via Twitter para as celebridades americanas. Lady Gaga, Pink, Cyndi Lauper, Ellen DeGeneres e até o presidente Barack Obama celebraram o fim da era Don't Ask, Don't Tell (Não Pergunte, Não Diga).

Esse era o nome da política instituída desde 1993 no exército americano. De acordo com tal regra, os gays e lésbicas que integrassem as forças militares não podiam se assumir, e deveriam continuar "no armário", sem revelar suas sexualidades.

Ao longo de 17 anos, o exército se acostumou a expulsar das fileiras os militares que desobedeceram a portaria e se assumiram como gays. Processos judiciários entre as partes aconteceram, mas a lei continuava em vigor.

A regra caiu nesse sábado após votação do Senado. Uma das incentivadoras mais ferrenhas dessa derrubada foi Lady Gaga, que durante todo o ano de 2010 militou pelo fim da regra. Ao saber da notícia, a popstar foi ao Twitter.

"Não posso segurar as lágrimas e o orgulho. Nós conseguimos! Nossa voz foi ouvida, e hoje o Senado repeliu a 'Don't Ask, Don't Tell'. Um triunfo pela igualdade após 17 anos. Hoje estou tão orgulhosa de ser americana", escreveu. A cantora chegou a postar na página um auto-retrato, onde aparece segurando um cartaz com os dizeres: "Full Equality" ( Igualdade Total ).

Ellen DeGeneres, atriz, apresentadora e lésbica assumida, escreveu: "Obrigado aos senadores por nos impulsionar um degrau mais próximos da igualdade total".

A cantora Cyndi Lauper, também ativa militante pelos direitos gays, deu sua opinião: "Dia histórico. Já era tempo. Passo a passo nós caminhamos para a igualdade total".

Katy Perry acabou replicando um post que a colega Pink escreveu no Twitter: "Apoiando nossas tropas! Parabéns aos EUA! Existe esperança depois de tudo."

Coroando a celebração virtual, o Presidente Obama também se manifestou: "Com o término da 'Don't Ask, Don't Tell' os patriotas americanos não serão mais forçados a viver uma mentira para servir ao país que amam". Obama tem mais de seis milhões de seguidores no Twitter.

Fonte: iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Online!